sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Viagem: Itararé


No último sábado, fui viajar com a família para uma cidade chamada Itararé (SP). Não sei se alguém aqui já foi, ou ouviu falar, mas me surpreendi com a cidade dessa vez, mesmo visitando-a durante toda minha infância. O que acontece é que eu nunca tinha ido na Estrada Gruta da Barreira, nem na antiga Estação Ferroviária.

Estação Ferroviária


Eu simplesmente amo história. Então, fico fascinada quando vou a algum lugar histórico. O primeiro lugar que eu visitei foi a Estação Ferroviária, que está desativada atualmente. A Estação foi inaugurada em 1909, e servia de ligação para diversas cidades do interior de São Paulo.

Estrada Gruta da Barreira


A imagem é linda, não? Garanto que pessoalmente é muito melhor. O principal poço é o das Andorinhas, que em uma determinada hora do dia adentram na gruta. Há também uma imagem de uma santa no meio da gruta. Ao adentrar na gruta, há um cano por onde passa água filtrada, e a lenda diz que quem bebe, volta para a gruta. Por ser de uma geração que desconfia até da própria sombra, resolvi não beber kk.

Apesar das águas serem aparentemente calmas, todos que já pularam ali não sobreviveram. E olha que foram muitas pessoas, soube que muita gente já se suicidou no lugar. Tá aí a razão pelo lugar ter uma energia sinistra.

Ao sair da gruta, dá pra pegar uma MINI trilha, tipo quase nada, mesmo. E com ela, visitamos uma cachoeira e rochas incríveis (que também é conhecido como ponto de suicídios). 


Aí, a cachoeira não é grande, mas por estarmos cansados não visitamos as outras cachoeiras. Aquele lugar inteiro é rodeado por elas.


A história do lugar é a seguinte: O parque é cortado pelo rio Itararé e marca a divisa do estado de São Paulo com o Paraná. A barreira faz parte da história do desenvolvimento de muitos municípios da região. Ela é uma antiga rota usada pelos tropeiros. 


No local existia um posto que registrava e cobrava a passagem dos tropeiros que saiam de Viamão (RS) com destino a Sorocaba (SP). Segundo dados da Secretaria de Turismo de Itararé, no local ainda foram cavadas trincheiras nas Revoluções de 30 e 32.

Sei lá, eu achei incrível a história do lugar, e a paisagem também. Espero que se vocês tiverem a oportunidade, também visitem esse patrimônio histórico e natural da humanidade.

Por: Caah

Nenhum comentário:

Postar um comentário