terça-feira, 19 de novembro de 2013

Vocaloid


Vocaloid é um sintetizador de voz da Yamaha criado em 2000. Ele apenas foi apresentado, no entanto, entro 5 e 9 de Março de 2003, no convenção alemã de Musikmesse. O programa começou a ser vendido em 2004 e continua até os dias atuais.

Os dois primeiros Vocaloids eram Leon e Lola, lançados em 3 de Março de 2004. Em Julho de 2004, a terceira Vocaloid ganhou vida, Miriam, com a voz de Miriam Stockley. Também em 2004, a Crypton Future Media também deu vida à sua primeira Vocaloid, Meiko.


Kaito logo foi lançado, e junto com Meiko, eles se tornaram muito populares. Não populares o suficiente, no entanto. No ano de 2007, Vocaloid 2 foi criado, Sweet Ann sendo a primeira a ser apresentada.

A mais famosa Vocaloid foi a seguinte, Hatsune Miku. Seu nome significa ‘o primeiro som do futuro’ e ela é conhecida como uma garota de dezesseis anos de idade. Ela se tornou tão popular que, mesmo Sweet Ann tendo sido a primeira Vocaloid 2, Miku é a que tem o símbolo 01 pintado em seu braço.


Seguindo Hatsune, também vieram os gêmeos Kagamine – Rin e Len –, Kamui Gakupo, Megurine Luka, Gumi e muitos mais. Existem tantos que a Yamaha, a Crypton, e outras companhias, ainda estão lançando mais personagens, especialmente com a criação do software Vocaloid 3 em 21 de Outubro de 2011, SeeU sendo uma das representantes mais famosas.



Nem todo Vocaloid é capaz de cantar em Inglês, então se um usuário tentar fazê-lo, provavelmente não soará tão bem quanto se a letra fosse em Japonês. Megurine Luka é um dos exemplos que tem o banco de voz da língua inglesa, então ela a cantará; não perfeitamente, mas bem. Até agora, os bancos criados são das línguas inglesa, japonesa e coreana.



Já que o programa se tornou tão famoso, alguns fãs começaram a desenhar os seus próprios Vocaloids e dá-los nomes de suas escolhas. Esses são chamados de UTAUloids, e as mais famosas são Akita Neru, Yowane Haku e Kasane Teto, que realmente se tornaram Vocaloids depois que a Crypton as comprou de seus criadores.



Vocaloid está disponível para a venda, mas os preços definitivamente não são tão bons quanto os personagens parecem ser. Kagamine Rin e Len juntos como um Box set, podem ser encontrados por duzentos dólares ou mais, por exemplo.



Todas as músicas de Vocaloid, além dos demos, são escritas por fãs. Eles compram o sintetizador, escrevem suas músicas e fazem seu Vocaloid preferido cantá-las. Algumas das músicas mais famosas são World is Mine, cantada pela Hatsune Miku, Just be Friends, da Megurine Luka, e Love is War, também da Hatsune Miku.



Apesar de que cada música é escrita para um Vocaloid, é possível fazer com que outro Vocaloid cante a mesma música. Por exemplo, existem versões da Megurine Luka e dos gêmeos Kagamine cantando Love is War. O som não é o mesmo, no entanto, já que a música foi criada para um Vocaloid em especial.


Também existem músicas em que vários Vocaloids cantam juntos, como a trilogia Bad End Night, Crazy Night e Twilight Night, cantada por oito Vocaloids: Hatsune Miku, Kaito, Meiko, Megurine Luka, Kagamine Rin e Len, Gumi e Kamui Gakupo.



Ainda assim, não é comum usar tantos Vocaloids. Uma música famosa cantada por duas Vocaloids é Magnet, com Megurine Luka e Hatsune Miku, que conta a história de duas garotas que se apaixonaram uma pela outra.


Todas as músicas de Vocaloid contam uma história diferente, apesar de ser difícil de entendê-las, já que são escritas em metáforas. Bad End Night é uma das de mais difícil entendimento. A trilogia em si é confusa e conta a mesma história vista por diferentes perspectivas. Sua história real ainda não foi revelada, mas é normalmente contada como uma garota que estava andando sozinha em uma floresta em uma noite e achou uma mansão, onde vivia uma família de fantasmas. Ninguém sabe dizer se eles matam a garota, ou se a garota que os matou.



Também existem pessoas que gostam de cantar músicas de Vocaloid. O grupo mais famoso de cantores é do Nico Nico Chorus. Eles cantam a maioria das músicas e fazem duetos ou grupos para cantar uma música que originalmente seria um solo.


Fãs também criam versões em suas próprias línguas para músicas de Vocaloid. É bem fácil de achar uma versão em Inglês para uma música famosa, como Love is War. Versões instrumentais também são bem populares.


Obviamente, com a popularidade do sintetizador, cosplayers – pessoas que se vestem como animes, ou personagens de filmes, séries e videogames –, começaram a se vestir como Vocaloids. Já que as músicas normalmente vêm com um vídeo em que os personagens usam diferentes roupas, vários cosplays são achados, apesar de que os mais populares ainda são as roupas originais de cada personagem.


Com a tecnologia mundial sempre em evolução, agora é possível assistir um show de Vocaloid. São apenas imagens geradas por computadores, mas isso não impede os fãs de irem à loucura. Os shows não são tão populares assim ao redor do mundo, então eles são mais comuns no Japão e nos Estados Unidos.



Como mostrado, o legado de Vocaloid está crescendo, e tende a crescer ainda mais nos próximos anos. Fantástico, um programa da Globo, até fez uma entrevista com a mulher que deu sua voz a Hatsune Miku, Saki Fujita, uma atriz vocal japonesa, o que mostra como o sintetizador está abrindo caminhos em outros países. Quem sabe se em alguns anos não teremos um show de Vocaloid no Morumbi?



Por: Bree

Nenhum comentário:

Postar um comentário